O movimento Abril Verde engloba ações de conscientização relacionadas à segurança e à saúde do trabalhador e da trabalhadora. Podemos fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes, por meio da disseminação de informações qualificadas que fortaleçam a cultura de prevenção de acidentes no local de trabalho.

O mês de abril foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema: o Dia Mundial da Saúde (7/4) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28/4). O símbolo é um laço verde e a cor escolhida representa as questões de segurança e saúde do trabalho.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de um acidente ocorrido em uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi promulgada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121, no ano de 2005.

O Sindmetal Ceará segue na luta incessante pela defesa dos direitos da categoria metalúrgica. Nosso compromisso é com o cumprimento das normas de segurança e saúde, favorecendo condições saudáveis para que os trabalhadores e trabalhadoras exerçam suas atividades de modo seguro.