O Sindmetal Ceará realizou na noite do último dia 11 de julho, na Casa do Cantador, em Fortaleza, assembleia para a exposição da nova contraproposta patronal. Em votação unânime, os metalúrgicos presentes aprovaram os percentuais e encerraram a Campanha Salarial 2019.

O presidente da CUT Ceará, Wil Pereira, esteve presente na reunião e falou sobre a aprovação, em primeiro turno, da reforma da Previdência. “Os deputados aprovaram o texto principal da proposta da reforma por 379 votos a favor e 131 contra. A classe trabalhadora precisa estar unida e a nossa luta agora será no Senado. Vamos pressionar os 81 senadores e senadoras a dizer não a esse texto da reforma da Previdência que só prejudica aos mais pobres. Seguiremos sendo resistência e lutaremos para impedir essa crueldade com os trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou.

CLÁUSULAS ECONÔMICAS

O presidente do Sindmetal, Fernando Chaves, falou sobre a necessidade de cada trabalhador e de cada trabalhadora dialogar com seus familiares sobre o quão nociva será se a reforma da Previdência do governo de Jair Bolsonaro for aprovada. “O que esse governo almeja é o fim de todos os direitos da classe trabalhadora. Querem a volta da escravidão e isso não admitiremos. Temos que pressionar os parlamentares para que possamos ter o direito à aposentadoria’’, ressaltou.

Chaves repassou os valores da contraproposta patronal para que a base pudesse apreciar e votar pela aprovação ou rejeição dos índices. As cláusulas econômicas apresentadas pelo setor empresarial são: piso salarial no valor de R$ 1.050 (mil e cinquenta reais), reajuste de 5% (para quem é remunerado acima do Piso) e a Participação nos Resultados (PR) com escalonado de acordo com o número de funcionários. Para as empresas que têm de 1 a 50 empregados a PR será R$ 300 (trezentos reais); de 51 a 100 trabalhadores o valor será R$ 400 (quatrocentos reais); de 101 a 200 funcionários a PR ficará em R$ 525 (quinhentos e vinte e cinco reais) e para as empresas que têm acima de 200 trabalhadores, o valor a ser pago será de R$ 630 (seiscentos e trinta reais). A Participação nos Resultados será paga em duas parcelas, sendo a primeira até o quinto dia útil de setembro de 2019 e a segunda até o quinto dia útil de março de 2020. Os índices foram aprovados em votação unânime.

No final da assembleia foram sorteadas 3 cestas básicas. Dois funcionários da Magna e um da E.V Albuquerque foram contemplados.

Fotos: Sindmetal Ceará